
-
Arquitetos: Aalto University Wood Program
- Área: 74 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Mikko Auerniitty and Wood Program
-
Fabricantes: Rothoblaas, Metsa Woods, Versowood

Descrição enviada pela equipe de projeto. Celebrando os 30 anos do Wood Program, este projeto construído aborda a necessidade de um espaço ao ar livre para eventos na cidade de Kuhmo, no leste da Finlândia. Rodeada por florestas, a cidade possui uma forte tradição em arquitetura de madeira, sendo reconhecida tanto como polo da indústria madeireira quanto pela realização de festivais musicais anuais.



Inspirado na geometria fractal dos cristais de neve — “kide”, em finlandês — o projeto traduz esse conceito em sua estrutura. Seu interior evoca a atmosfera silenciosa de uma floresta finlandesa, proporcionando uma experiência serena e imersiva. Além de servir como palco para apresentações, o espaço também é utilizado pelos moradores nas atividades cotidianas do mercado local.


A cobertura repousa delicadamente sobre dois cantos, tocando o solo com leveza. O volume é definido por oito treliças entrelaçadas e conectadas mecanicamente que formam uma geometria quadrada. Essas treliças, feitas em madeira laminada colada (glulam), foram pré-fabricadas na oficina da Universidade Aalto e montadas no local. Uma malha metálica translúcida envolve a estrutura, revelando com elegância a complexidade do madeiramento e ampliando sua profundidade visual. O telhado, composto por oito painéis pré-fabricados de LVL (laminated veneer lumber), combina resistência e expressividade formal.


O deck elevado e o pano de fundo, construídos com madeira de pinho local, criam um ambiente acolhedor e convidativo para as apresentações. Desde sua inauguração, o espaço tem acolhido uma diversidade de eventos — festivais de música folclórica, espetáculos de dança, corais, bandas de rock e cerimônias públicas. A presença dessa estrutura impactou significativamente a cidade de 8.000 habitantes, revitalizando a praça central e trazendo nova vida e dinamismo cultural à comunidade.


Com o uso de materiais de origem biológica, como a madeira, o projeto reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. O baixo impacto ambiental, aliado a uma construção durável, contribui para a redução no consumo de recursos ao longo do tempo, promovendo uma abordagem consciente e responsável em relação ao ambiente construído.




















